- Ano: 2015
-
Fotografias:Martin Gardner
-
Fabricantes: d+b
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após o êxito da Casa Bluebell, Adam Knibb Architects foram abordados para revisar e criar ideias para a remodelação e extensão da propriedade vizinha - a Casa Beckett.
Com as restrições do plano diretor, o escritório teve de adotar uma visão criativa para alcançar o espaço necessário. Com a casa original localizada na zona rural, os arquitetos tiveram que fazer uso de uma brecha do planejamento que permitia o prolongamento de 25% para residências com menos de 120 m2. Como a casa existente possuía mais de 120 m2, aplicando proporcionalmente a regra, foi possível solicitar uma extensão muito maior. Duas aplicações permitiram uma extensão do térreo e do primeiro pavimento, gerando o espaço requerido.
Foi proposta a destruição da casa rural e sua conversão em uma contemporânea residência. A extensão do térreo gerou a oportunidade de vistas a um grande jardim e os bosques. Os vidros emoldurados com esbeltas esquadrias permitem vistas panorâmicas. No primeiro pavimento agregou-se uma nova suíte principal que se aproxima do edifício existente e se beneficia de vistas de duplo aspecto - desde os bosques até os campos.
O conceito externo procurou distinguir entre térreo e primeiro pavimento. O térreo é representado por uma sólida base de alvenaria monolítica no terreno. O primeiro pavimento é uma caixa de madeira que parece assentar-se levemente na parte superior. Queríamos imitar as árvores circuncidantes, por isso, utilizamos cedro que com o tempo mudará sua tonalidade para o prata. Orientamos o edifício verticalmente para que seja camuflado na paisagem. O desenho não deveria ser dominante em relação à rua, por isso, criamos um projeto contemporâneo e suave desde a parte frontal, porém pesado e imponente se visto desde a parte posterior.
Internalmente, uma radical escada flutuante permite que a luz natural penetre no edifício e seja levada através do corredor frontal ao espaço posterior de planta aberta. As grandes linhas das finas portas de correr abrem-se por completo para desenhar a transição entre o espaço interior e exterior. Uma nova cozinha Bulthaup representa uma escultura no novo espaço, complementada somente por uma peça de arte na parede.